E,M.E.F PROFª: DORALICE DE ANDRADE VIEIRA
EQUIPE GESTORA: MARIA DA CONSOLAÇÃO
VICE-DIRETORA: EDILENE TEIXEIRA
ORIENTADORA: JERISMAR RAMOS
COORDENADORA: ROSANA CRISTINA FERREIRA
PROFESSORA: WALDELINE PEREIRA DA LUZ
TURMA 1º ANO A E B
Acultura de um povo.
Justificativa
O presente projeto tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento social, emocional e cultural de nossas crianças. As mudanças dos espaço nos quais convivemos, e somos participativos ocorrem com o passar do tempo, suas corriqueiras transformações, precisamos de um olhar das infinitas dimensões que não deixe apagar da nossa memórias, nossa cultura, nossa história. A prática das cantigas e brincadeiras de roda ultrapassa o conceito de entendimento.
O contato do aluno com essa atividade é exatamente importante, pois além de propagar a cultura de uma determinada região, ela estar relacionada ao estímulo da imaginação, criatividade, concentração e memória. Atualmente as crianças quase não cantam mais as " cantigas de rodas" com frequência, ficam "fora de moda", ou seja, as crianças só despertam o interesse pelas músicas que ouvem nos rádios e televisão, ficando-as cantigas de roda em desvantagem. Mas como todas as crianças gostam de brincadeiras. Porque não tentar resgatar a cultura que está sendo deixada de lado? As cantigas são muito importantes, pois transmite cultura, pertence à tradição oral, são ricas para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
Sabendo dessa necessidade a E,M,E,Fprofª Doralice de Andrade Vieira decidiu criar o projeto "Cantando e Encantando" com a finalidade de valorizar a cultura brasileira, buscando resgatar as brincadeiras com as cantigas de rodas, no meio em que vivemos e que fazemos parte. Nossa cultura é o legado que herdamos do passado e que transmitimos as gerações futuras. Faz-se necessário este projeto para mostrar aos nossos alunos sua importância e as nossas raízes, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimento para a compreensão das brincadeiras, proporcionando que elas possam ter uma infância mais tranquila, harmoniosa, simples e adequando-a a própria história vivenciada no cotidiano atual. Este projeto permite que as crianças estabeleçam uma relação a leitura e escrita avançando nas habilidades do mesmo, possibilitando assim, a interpretação do texto. No entanto, devido toda importância que o gênero musical tem é que se sente necessidade de trabalhar, dentro e fora de sala de aula.
Direito Geral de Aprendizagem
Resgatar o folclore infantil brasileiro despertando o gosto pelas as cantigas de roda, uma vez que cada cantiga é aprendida e passada, ou seja cantada de geração para geração, para que as crianças possa interagir e expressar seus desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.
Direito específico de aprendizagem
Trabalhar interação entre família e escola;
Desenvolver oralidade;
Estabelecer correspondência entre parte do oral e escrito. ajustando o que se sabe a escrita convencional;
Resgatar brincadeiras e canções que fazem parte de nossa cultura;
Cantar e ampliar repertório musical; produção de imagens de apoio as canções;
Desenvolver habilidades em conteúdos proposto no plano de ensino, nos diferentes componentes curriculares, através da utilização de músicas e cantigas;
Conhecer alguns instrumentos musicas;
Desenvolver a criatividade e a imaginação.
Projeto muito produtivo. Os alunos interagem com muito entusiasmo. Gostam de cantar as cantigas de roda, o que se tornou uma atividade diária.
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